quarta-feira, 11 de julho de 2018

Delegação de amapaenses disputa modalidade esportiva para cegos, em Cuiabá

A equipe se preparou dois anos para essa competição
(Foto: Sedel)

A delegação composta por oito pessoas, sendo seis atletas e dois treinadores que compõem a Comissão Paralímpica da Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel), viajaram esta semana para a cidade de Cuibá (MT), onde irão participar, do Regional Centro Norte de GoalBall. Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), o evento acontece no período de 12 a 15 de julho. 

Para participarem da competição, os técnicos Rodrigo Ikegami e Herbert do Rosário e os atletas Rudney, Romário, Alessandro, Cleysso, João e Jodoval, receberam as passagens aéreas de ida e volta do Governo do Amapá. Eles retornam para Macapá, na segunda-feira, 16. 

Os participantes vão competir com atletas dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Distrito Federal. São 19 equipes: 13 times masculinos e 6 femininos. As partidas ocorrem na quadra da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá. 

Goalball é uma modalidade esportiva criada exclusivamente para pessoas cegas ou com baixa visão, disputado por dois times com três jogadores e três atletas reservas. Todo jogador deve, obrigatoriamente, utilizar venda oftalmológica durante as partidas, de modo que um atleta com visão parcial não obtenha qualquer vantagem. 

Essa modalidade esportiva faz parte dos jogos Paralímpicos, por isso tem se tornado cada vez mais disputado entre os competidores. Além de ser praticado profissionalmente, serve como estímulo para que pessoas com alguma deficiência, possam conhecer e praticar o esporte, contribuindo, também, para a própria saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário