quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Primeiro Campeonato Amapaense de Futebol

O Esporte Clube Macapá foi o primeiro campeão amapaense
e o primeiro campeão do Copão da Amazônia
(Foto: João Lázaro/Arquivo Pessoal)

O primeiro Campeonato Amapaense de Futebol, organizado pela Federação de Desportos do Amapá foi realizado a partir de novembro de 1947, contando com a participação do Esporte Clube Macapá,  Amapá Clube,  Cumau Esporte Clube e Construção Esporte Clube( congregava operários das obras governamentais). 

O Macapá conquistou o título. Quando foi criado o Território Federal do Amapá, a 13 de setembro de 1943, só havia dois times de futebol em Macapá: Panair Esporte Clube e Serviço Especial de Saúde Pública-SESP,  do qual se originou o Amapá Esporte Club,mais tarde Amapá Clube. A Federação de Desportos do Amapá foi fundada em 1946, mas custou a organizar-se. 

Os clubes não tinham plantéis registrados.Os jogadores atuavam por mais de dois times,  principalmente os que formavam no Construção. O campo da praça Capitão Augusto Assis de Vasconcelos ( Veiga Cabral), não tinha as medidas oficiais,  cercado e arquibancadas amplas.Nem sempre havia redes nas balizas. O time do Macapá era o mais entrosado. 

A maioria dos atletas veio de Belém mediante oferta de emprego. O primeiro campeão da era Estádio Municipal/Glicério Marques( denominação a partir de janeiro de 1956) foi o Amapá Clube.

Fonte: Hugo Rafael


Nenhum comentário:

Postar um comentário