segunda-feira, 1 de novembro de 2021

JEB´s 2021: Amapá chega ao número de 8 medalhas nos jogos, etapa 12 a 14 anos



Durante este domingo (31), os alunos-atletas amapaenses alcançaram o número de oito medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 2021, na cidade do Rio de Janeiro. 

No sábado (30), Victor Anderson conquistou ouro na modalidade Wrestling (estilo livre), categoria peso pesado e o bronze ficou com Eike Cauã, na mesma modalidade. 

Já na manhã de hoje (31), as alunas-atletas da modalidade Taekwondo feminino conquistaram três medalhas, sendo uma de ouro com a Maria Eduarda, 14 anos (até 44kg), representante da Escola Estadual Nanci Nina da Costa, o bronze ficou com a irmã dela, Maria Clara, 12 anos incompletos (até 37kg), também estudante da Escola Nanci Nina. Já no fim da tarde pela mesma modalidade (TKD), Roberta Nunes, 14 anos (acima de 61kg), estudante da Escola Estadual Lauro Chaves conquistou mais uma medalha de bronze para o Amapá. 

No início da noite, pelo Wrestling feminino (estilo livre), peso médio, Evelin Rafaele, 13 anos, da Escola Municipal Vera Lúcia Pinon conquistou a primeira medalha de prata dentre os atletas amapaenses na competição. Na modalidade Wrestling masculino (luta olímpica greco romana), Victor Anderson conquistou mais um ouro,categoria peso pesado e Eike Cauã conquistou mais um bronze, na mesma modalidade. 

A representação amapaense alcançou o número de oito medalhas no certame. 

Quadro de medalhas:

Wrestling masculino, peso pesado (estilo livre/greco romana)

Victor Anderson, 14 anos, estudante da Escola Estadual Mário Quirino: Duas medalhas de ouro.

Wrestling masculino, peso médio (estilo livre/greco romana)

Eike Cauã, 14 anos, estudante da Escola Estadual Barão do rio Branco: Duas medalhas de bronze.

Wrestling feminino, peso médio (estilo livre)

Evelin Rafaele, 13 anos, da Escola Municipal Vera Lúcia Pinon: Uma medalha de prata.

Taekwondo feminino até 44kg

Maria Eduarda, 14 anos, Escola Nanci Nina da Costa: Uma medalha de ouro.

Taekwondo feminino até 37kg

Maria Clara, 12 anos incompletos, Escola Nanci Nina da costa: Uma medalha de bronze.

Taekwondo feminino acima de 61kg 

Roberta Nunes, 14 anos, Escola Lauro Chaves: Uma medalha de bronze.

Por: Cliver Campos

sexta-feira, 5 de março de 2021

Copa do Brasil 2021: Ypiranga-AP estreia contra o Santa Cruz-PE


Ypiranga Clube, campeão amapaense de 2020 enfrentará o Santa Cruz -PE, na estreia dos clubes na 1ª fase da Copa do Brasil deste ano. Sorteio aconteceu na tarde da terça-feira (02), na sede da CBF no Rio de Janeiro. Confronto no estádio Zerão será no Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, quarta-feira 17 de março, às 17h. O duelo será em jogo único.

Nesta edição, o torneio ganhou uma mudança no formato de disputa e terá uma fase a menos. Com isso, o grupo de clubes da Libertadores e campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde, que entrava a partir das oitavas de final, agora ingressará na 3ª Fase, juntando-se a outras 20 equipes no torneio.

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Esporte Clube Fronteira completa 77 anos


Esporte Clube Fronteira, fundado no dia 28 de fevereiro de 1944, um dos clubes mais tradicional do município de Amapá, sendo o segundo mais antigo em todo o estado do Amapá. Ao longo de 76 anos, se dedica a preservação de sua história, passando de diretoria a diretoria que são abnegados em preservar a história do verdão.

Fonte: Portaloviajante

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Amapá Clube completa 77 anos de Fundação

 

Time Campeão Amapaense de 1973 
Local: Estádio Glicério Marques
(Foto: Acervo Sabataíde)

O Amapá Clube foi fundado em 23 de fevereiro de 1944 e dessa maneira é o clube mais antigo do Estado. É vice-recordista de títulos amapaenses: dez, atrás apenas do Macapá, com 17 (até 2012). No entanto, todas as conquistas foram na era amadora do futebol local. A última vez que o Amapá se sagrou campeão foi em 1990, justamente um ano antes da profissionalização do esporte no Estado.

O Amapá costuma mandar seus jogos no Estádio Milton Corrêa, onde atua com seu uniforme alvinegro, as mesmas cores presentes em seu escudo que traz uma estrela branca ao centro com as iniciais “A” e “C”. A identidade com as cores é tanta, que o clube é conhecido pela alcunha de “zebra”.

Na foto, a equipe campeã Estadual de 1973 

Em pé: Jarbas Gato, Nenê, Munjóca, Chaves, Sena, Baraca, Lemos (Jacaré),Vivaldo, Wilson Sena e Marituba.

Agachados: Orlando Gadelha, Mira, Cutia, Totonho, Orivaldo, Norberto, Penafort (Macaco) e Palito.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Combate à pandemia no Amapá ganha reforço com doação de ambulância pela CBF

Por: Poliana Tavares 


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) doou, neste sábado, 6, uma ambulância para o Centro Covid do Hospital Universitário (HU). O veículo modelo Fiat Fiorino faz parte da iniciativa Craques da Saúde, da CBF, que doou para cada estado do país ambulâncias para os hospitais públicos com maior índice de pacientes recuperados pela covid-19.

A entrega simbólica ocorreu durante a partida entre Bahia e Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia. O administrador do HU, Sávio Sarquis, foi quem recebeu a ambulância.

“Nosso sentimento é de gratidão pelo reconhecimento e, também, pela importância desse veículo para o HU. Agora contamos com mais uma unidade móvel para ajudar no transporte de pacientes que necessitam desse serviço”, pontuou Sarquis.

O projeto Craques da Saúde, idealizado pela CBF, Fiat e de toda comunidade futebolística, é uma forma de agradecimento aos hospitais dedicados ao tratamento com a covid-19. No Amapá, 58.762 pessoas já foram recuperadas do novo coronavírus.

A ambulância doada é equipada com itens específicos para transporte seguro e rápido de pacientes. A unidade móvel conta com maca retrátil, suporte para cilindro de oxigênio, soro plasma e armário superior. O teto e o piso, possuem um material que facilita higienização rápida do veículo, garantindo um atendimento mais ágil ao paciente.