terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Academias de ginástica não regularizadas são interditadas pela Vigilância Sanitária

As ações desenvolvidas pelo órgão tem o objetivo de promover e proteger a saúde da população eliminando, diminuindo ou prevenindo riscos (Foto: Jamile Moreira)

Por: Jamile Moreira

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) interditou nesta segunda-feira, 30, cinco academias de ginástica não regularizadas perante a Vigilância Sanitária. A atividade é a continuação do serviço que o órgão vem fazendo junto às academias para que os proprietários realizem a regularização documental e abra processo junto à vigilância. Ainda no início de janeiro, 51 foram notificadas para começar o processo de regularização. Destas, somente cinco não deram entrada ao procedimento e foram interditadas na manhã desta segunda.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Gisela Cezimbra, a intenção é continuar com a fiscalização das academias que já iniciaram o processo no decorrer de fevereiro, garantindo a integridade e a saúde dos frequentadores. “Todos os proprietários receberam um prazo para iniciar o processo. Os que não cumpriram tiveram os estabelecimentos fechados até que busquem a regularização. Já os que iniciaram o processo serão fiscalizados, afim de que possamos emitir a licença sanitária para funcionamento”.

O serviço de fiscalização em academias, bem como aos estabelecimentos de interesse à saúde, é feito rotineiramente pela Vigilância Sanitária Municipal. As ações desenvolvidas pelo órgão tem o objetivo de promover e proteger a saúde da população eliminando, diminuindo ou prevenindo riscos e intervindo nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços.

“Nosso interesse não é fechar o estabelecimento ou prejudicar o empresário, é fazer com que ele busque a regularização para oferecer à população de Macapá um serviço de qualidade, que não comprometa, principalmente, a integridade de seus clientes”, conclui Gisela.

A Licença Sanitária

É um documento administrativo expedido pela Vigilância Sanitária, após inspeção sanitária no local, para estabelecimentos de interesse à saúde, atestando que o empreendimento possui condições operativas, físico-estruturais e sanitárias, concedendo o direito de desenvolver atividade econômica de interesse à saúde, em determinado local de uso público ou privado.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Criada a Federação de Paradesporto do Amapá



Na noite do último domingo, 29, professor de educação física, Marlon Gomes, anunciou em seu perfil do facebook, a criação da Federação de Paradesporto do Amapá – FPA. De acordo com o professor, um dos principais objetivos da entidade, é incentivar o esporte de rendimento para as pessoas com deficiência e buscar parcerias com escolas, governos estadual e municipal.

“Sabe-se que depois dos ensinamentos dos nossos pais, tudo inicia-se na educação escolar, como na tese de doutorado de um amigo ‘Do pátio ao Pódio’. Buscaremos capacitar nossos professores Pedagogos e de Educação Física. Afinal somos nós que atuamos nas série iniciais” ressaltou.

Uma reunião de apresentação para educadores e a quem interessar acontece nesta quinta-feira, 2, às 15h00, no auditório da FCRIA, na rua: Eliezer Levy, nº 1090, bairro central, Macapá.

Cliver Campos

Aniversário da ACEAP



As comemorações do aniversário de dois anos de Fundação da Associação dos Cronistas Esportivos do Amapá – ACEAP, acontece na sexta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 8h, no auditório da Federação Amapaense de Futebol (FAF).

Programação

8h00 – Culto ecumênico, no auditório da FAF;

9h – Café da manhã e homenagens, no auditório da FAF;

18h - Jogos de Futebol – Local: Arena da Praça Nossa Senhora da Conceição. 

domingo, 29 de janeiro de 2017

Campeonato de basquete sub-22 terá continuidade nesta segunda-feira

A equipe da Praça Nossa Senhora de Fátima está 100% de aproveitamento na competição (Foto: Acervo ABAP)
 
O Campeonato Amapaense de Basquetebol Sub-22, terá continuidade nesta segunda, 30, a partir das 19h30, Ginásio Avertino Ramos.

Confira a programação dos jogos desta segunda-feira, 30:

19h30 - ABAP X Trem
20h30 - Praça de Fátima X NBJ

Resultados dos jogos de sexta-feira, 27:

Praça de Fátima 71 x 39 Polícia Militar;
Trem venceu por 63 x 53 Novo Basquete Jardim.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Estão abertas as inscrições para a prática de modalidades esportivas no SESI Amapá




As atividades visam atender todos os públicos e oportunizar a diversão e o bem estar emocional (Foto: Acervo do Sesi)
    
Macapá – Estão abertas as inscrições para a prática de atividades físico-esportivas no Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá. As vagas são destinadas a crianças, jovens e adultos, para natação infantil, de 4 a 15 anos, e adulto, a partir de 15 anos; ballet, a partir de 5 anos; futsal, de 6 a 10 anos; hidroginástica, a partir de 15 anos; e funcional, a partir de 16 anos.

Para realizar a matrícula, os candidatos devem comparecer ao atendimento do setor de Promoção da Saúde do SESI com cópia dos documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, duas fotos 3X4 e atestado médico que comprove que estão aptos para exercer atividades físicas (para as modalidades natação adulto e hidroginástica). No caso de menores de idade é necessário apresentar cópia dos documentos dos responsáveis, além do RG ou da certidão de nascimento da criança.

“As modalidades físico-esportivas ofertadas pela nossa instituição, além de oferecer um estilo de vida saudável a todos os públicos, oportuniza a diversão e o bem estar emocional. Acreditamos que a prática dessas atividades auxilia no desenvolvimento de habilidades e aprimora a interação com o outro”, destacou a supervisora de Promoção da Saúde do SESI AP, Sandra Santos.

O SESI fica localizado na Av. Desidério Antônio Coelho, s/nº, bairro do Trem. Mais informações podem ser obtidas pelo fone: 3084-8935 ou 3084-8932. 

Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP